O Ministério do Planejamento vai centralizar todas as informações da perícia médica dos servidores federais em um sistema de prontuário eletrônico que a Secretaria de Recursos Humanos lançará ainda este ano. Um dos principais objetivos é informar aos gestores, em tempo real, as necessidades do funcionalismo.

“O prontuário vai possibilitar que o servidor marque o exame de perícia pela Internet. Após fazer o exame, o gestor será avisado automaticamente pelo sistema da necessidade de afastamento (se existir) e das providências que deverá tomar”, explicou Sérgio Carneiro, coordenador-geral de Seguridade Social e Benefício do Servidor da Secretaria de Recursos Humanos.

Atualmente, cada órgão é responsável por reunir as informações médicas de seus servidores. A partir da portaria, que ainda será publicada e regulamentada, caberá ao Ministério do Planejamento a atualização do banco de dados de todos os departamentos.

De acordo com a União, a partir dos prontuários eletrônicos, também será possível fazer campanhas de prevenção de acidentes de trabalho, assim como saber quais são as doenças ocupacionais que mais afetam os servidores.

Fonte: Coluna do Servidor – Alessandra Horto – O Dia – 15/07/2009