Policiais federais param por 24 horas

Luciano Pires

Em apoio à greve dos servidores administrativos, os policiais federais prometem cruzar os braços hoje em quase todo o país. A paralisação de 24 horas foi aprovada pelas assembléias de 23 estados, além do Distrito Federal — apenas Mato Grosso do Sul, Tocantins e Espírito Santo não aderiram. Com isso, ficam suspensas desde operações de rotina à emissão de passaportes. O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Vinício Wink, disse que as reivindicações dos funcionários da retaguarda são justas.

O protesto dos servidores administrativos da PF teve início no dia 25 de setembro e é por tempo indeterminado. A categoria tenta fechar um acordo com o Ministério do Planejamento, mas critica a lentidão do governo em formular uma proposta oficial. O impasse se arrasta desde o ano passado, quando foi assinado um pré-acordo que previa a reestruturação da carreira e recomposição salarial dos trabalhadores. Em todo o Brasil, há cerca de 3,5 mil servidores administrativos da PF. Os profissionais de nível superior têm salário inicial de R$ 2,1 mil e final de R$ 3 mil.

Além da emissão de passaportes, a greve compromete o andamento de inquéritos, a área de transporte, informática e o setor de protocolo. “Se esse pessoal pára, a máquina da PF não anda. Boa parte do nosso trabalho depende deles”, afirmou Wink. De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Nacional de Carreira da Polícia Federal (SinpecPF), o gesto dos policiais federais pode sensibilizar o governo a acelerar as negociações. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) também declarou apoio à greve nacional dos servidores do Plano Especial de Cargos.

No Distrito Federal, durante a semana passada, a demora na liberação de passaportes chegou a duas e a até três horas no Aeroporto Internacional de Brasília. Os atrasos ocorreram porque policiais federais foram obrigados a realizar o trabalho antes feito por funcionários administrativos.

Fonte: Correio Braziliense

Foto: Gustavo Moreno/Especial para o CB

–>

–>

–>

–>

–>