O SINPECPF tem acompanhado de perto o debate sobre a Lei Orgânica da Polícia Federal travado na Câmara dos Deputados. A Comissão formada para analisar a matéria tem se reunido ordinariamente durante as terças-feiras, realizando audiências públicas com integrantes da Polícia Federal e da Polícia Civil do DF, além de representantes das entidades de classe de ambas as entidades.

No dia 20 de abril, o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, falou sobre a importância que o projeto possui para a Polícia Federal. Na oportunidade, Corrêa também abordou a reestruturação da carreira administrativa. Para o diretor-geral, o processo é parte indissociável do programa de modernização da PF, que prevê que a instituição seja referência internacional em 2022.

Já no dia 27 deste mês, um dos ouvidos pela comissão foi o presidente da Federação Nacional dos Policiais (Fenapef), Marcos Wink, que criticou a segregação existente dentro da instituição, mas não falou especificamente sobre o PECPF. Após as audiências do dia 27, a presidente do SINPECPF, Leilane Ribeiro de Oliveira, conversou rapidamente com o deputado Larte Bessa (PSC-DF), relator da proposta. A presidente falou sobre a importância que a reestruturação da carreira administrativa possui para a categoria e para a Polícia Federal como um todo. Bessa disse que essa é uma das questões que ele pretende analisar no projeto, verificando o espaço reservado para o PECPF no projeto. Além disso, o parlamentar se comprometeu a receber os representantes do SINPECPF durante a próxima semana.

 Audiência com a presidente do SINPECPF

 A audiência pública com a presidente do SINPECPF já está marcada. Leilane Ribeiro de Oliveira será ouvida pelos deputados no dia 11 de maio.

Confira aqui os vídeos da reunião dos dias 20 e 27, disponibilizados pela TV Câmara.