O SINPECPF decidiu, no último minuto, adotar abordagem diferenciada para a manifestação realizada ontem (30). Ao saber que Lula não se encontrava no Palácio do Planalto, a presidente Leilane Ribeiro de Oliveira decidiu cancelar a manifestação na Praça dos Três Poderes e reuniu uma pequena comitiva para fazer marcação cerrada ao presidente da república, que se encontrava em solenidade oficial no Hotel Alvorada. Com faixas e panfletos que expunham os problemas enfrentados pela PF, o sindicato ganhou a atenção de todos, obrigando o governo federal a dar satisfações acerca dos motivos da manifestação.

Não demorou para que o protesto realizado pelo SINPECPF repercutisse junto às autoridades presentes. Tanto que, passados alguns minutos, Cândido Hilário Bigode Garcia Araújo, assessor da secretaria geral da presidência da república, deixou o evento principal para conversar com Leilane sobre os motivos da manifestação. A presidente do SINPECPF deixou Bigode a par de todo o processo de negociações acerca da reestruturação do PECPF e ressaltou que a solução da demanda foi prometida por Lula durante as comemorações pelo 65º aniversário da Polícia Federal, em março de 2009. “Não queremos esperar um novo governo para resolver uma questão com a qual nosso presidente tinha se comprometido”, cutucou.

Bigode quis saber então se a reestruturação possuía o apoio da direção da Polícia Federal. Leilane explicou que a proposta encaminhada para o Ministério do Planejamento foi elaborada em conjunto com a direção do órgão  e que ela conta ainda com o aval do Ministério da Justiça. “O único órgão que apresentou resistência à matéria foi o Ministério do Planejamento”, disse a presidente. Ela também esclareceu que a resistência do MPOG se deve ao fato de alguns técnicos considerarem a proposta do sindicato inconstitucional. “Não é o caso, segundo parecer elaborado pelo ilustre ministro Ilmar Galvão”, pontuou.

Ao conhecer os detalhes sobre o caso, Bigode questionou se Leilane já havia conversado com o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho. “Tivemos um encontro rápido, e ele se comprometeu a nos receber. Porém, até agora isso não aconteceu”, respondeu a presidente. “Nesse caso, falarei pessoalmente com ele para que o SINPECPF seja recebido”, garantiu Bigode.

Por fim, antes que Lula deixasse o recinto, Bigode revelou que o presidente sempre costuma perguntar do que se tratam as manifestações que ele presencia. “Isso pode ser bom para vocês, porque ele deverá questionar o que está acontecendo”. Ao sair do recinto, Lula se deparou com os dizeres “REESTRUTURAÇÃO JÁ!!!” estampado nas faixas, e foi embora acenando para os manifestantes do PECPF.

O SINPECPF espera que a manifestação de ontem realmente tenha refrescado a memória do presidente Lula e que ela sirva de incentivo para que ele solucione de uma vez por todas a situação dos servidores do PECPF.