Apesar de incluídos no quinto lote de restituição do Imposto de Renda, contribuintes não tiveram o dinheiro depositado e vão ter que esperar

Somente ontem, um dia após a data prevista para o pagamento do quinto lote de restituição do Imposto de Renda (IR) ano-base 2006, a Receita Federal informou que 105 mil contribuintes não receberam os recursos em suas contas correntes na última segunda-feira, apesar de estarem na lista de beneficiados, devido a uma falha de processamento. O pagamento será feito apenas daqui a um mês, quando o próximo lote for liberado. De acordo com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o número de contribuintes prejudicados corresponde a 7,3% do total. No entanto, ele não soube informar qual o valor total que deveria ter sido depositado nas contas desses contribuintes.

Em nota oficial divulgada ontem, a Receita informou lamentar o transtorno, causado por uma falha operacional do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa responsável pelo processamento das declarações. Os CPFs desses 105 mil contribuintes foram disponibilizados na consulta do site da Receita na internet (www.fazenda.receita.gov.br) entre os dias 6 e 10, mas um problema no processamento das informações impediu que eles recebessem a restituição na data prevista, a última segunda-feira. Estamos apurando (as causas da falha do Serpro), afirmou o secretário.

Rachid garantiu que todos esses 105 mil contribuintes serão incluídos no sexto lote de restituição do IR, com data de pagamento prevista para 16 de novembro. Esses valores serão corrigidos pela Selic para serem pagos em 16 de novembro, assegurou o secretário. Na prática, os valores previstos para serem depositados na última segunda-feira serão corrigidos em mais 1% até o depósito. Os valores serão muito bem remunerados pela taxa Selic, reforçou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O quinto lote previa restituição de IR para 1.435.311 contribuintes, num valor total superior a R$ 1 bilhão.

Marcelo Tokarski

Correio Braziliense