Como está a qualidade dos serviços prestados pelo SINPECPF e o que pode ser feito para torná-los ainda melhores? O questionamento deu o tom do encontro da Diretoria-Executiva do sindicato promovido na última semana. Além de traçar planos para o futuro – com direito a debate sobre um novo estatuto sindical –, os novos diretores aproveitaram para fazer um balanço das ações promovidas pela gestão anterior. Confira aqui quais foram os principais tópicos em discussão:

Jurídico – A equipe jurídica apresentou balanço dos avanços do setor durante a última gestão, enumerando as ações colocadas em prática para melhorar o atendimento ao filiado. Entre os destaques estavam a extensão da assistência jurídica para dependentes e a abertura do atendimento para todos os ramos do direito, demandas antigas da categoria.

Outros pontos ressaltados foram a contratação de profissional da área jurídica para pronto atendimento dos filiados na sede do sindicato e a criação de sistema de arquivo/acompanhamento das demandas judiciais. Na avaliação da nova diretoria, as medidas melhoraram o serviço, tornando-o mais transparente, e deram mais segurança aos filiados, diminuindo o risco de perda de prazos e/ou de documentos.

Também foram apresentados planos para melhorar a assistência jurídica. Vale citar a proposta de realizar audiências virtuais entre os advogados e os filiados de fora de Brasília, tornando o atendimento mais pessoal nesses casos, e a criação de ferramenta que possibilite ao filiado acompanhar o andamento de suas ações dentro do próprio site do SINPECPF.

O setor jurídico também pretende fazer mutirões temáticos. A ideia é montar stands nas unidades da PF durante determinado período para esclarecer dúvidas e ingressar com ações específicas sobre determinados assuntos.

Comunicação – O setor de comunicação também apresentou dados sobre a evolução dos serviços prestados ao longo da última gestão. Houve salto na quantidade de acessos ao site, que cresceram 61,43% entre 2009 e 2012. Chamou atenção ainda o crescimento do número de comentários postados pelos filiados. Em 2009, a média era de 0,61 comentários por matéria; em 2012, a média chegou a 5,48, um aumento de 898,36%.

A avaliação da diretoria é que o site tornou-se mais atrativo, com notícias mais pertinentes à categoria e uma política transparente de resposta aos comentários postados, estimulando os filiados a expor mais abertamente suas opiniões. Para deixá-lo ainda melhor, os planos são dar maior peso à prestação de serviços (como a criação de mural de permutas), dar mais divulgação a notícias dos estados e criar seções de “Perguntas mais frequentes”, para tirar dúvidas sobre temas como reestruturação e auxílio jurídico.

Além disso, a comunicação pretende fortalecer ainda mais a atuação nas redes sociais (Facebook e Twitter), que têm servido como serviço de atendimento, respondendo dúvidas e estimulando o debate entre a categoria. Também estão nos planos a criação de informativo impresso para aposentados e pensionistas e a realização de manifestações em protesto contra a demora na reestruturação da categoria.

Financeiro – O setor financeiro apresentou à diretoria o balanço fiscal da última gestão. O documento foi apresentado pelo contador do sindicato, José Gutemberg Amorim de Lima, e será disponibilizado em breve a todos os filiados para aprovação das contas, faltando apenas algumas pequenas adequações no sentido de deixá-lo ainda mais transparente e pormenorizado.

Já nesta semana, o sindicato retomará a publicação dos balancetes mensais, atrasados em virtude da dificuldade em trazer o Conselho Fiscal à Brasília para avaliação das contas. Entre as preocupações da atual gestão está não deixar que o atraso se repita novamente, promovendo reuniões periódicas entre os conselheiros fiscais para tanto.