O ministro do Planejamento, paulo bernardo, autorizou o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) a nomear 132 candidatos aprovados no concurso para agente. O órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, ainda não tem previsão de data para convocar os selecionados, que antes de assumir o cargo passarão por curso de capacitação. Todos os contratados serão lotados no Presídio Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a assessoria de imprensa do Depen, a penitenciária de segurança máxima, que será inaugurada em breve, está em fase de instalação de equipamentos. O curso de capacitação será aplicado na Gerência de Operações Especiais da Papuda, em Brasília, durante 60 dias.

O salário dos agentes penitenciários federais será de R$ 3,8 mil, acrescido de vale transporte e auxílio alimentação. A primeira turma do curso de formação foi concluída no último dia 20 de maio. Dos 200 candidatos convocados, apenas 164 concluíram a capacitação. Todos foram direcionados para o presídio de Catanduvas, no Paraná.

Dois novos centros de detenção federais devem sair do papel nos próximos meses: a penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte, prevista para ser entregue até o final do ano; e a de Porto Velho, em Rondônia, que deve começar a ser construída este mês. A autorização para o início das obras foi publicada terça-feira. A previsão de conclusão do presídio é de 10 a 12 meses após o começo das obras.

O concurso para agentes penitenciários federais foi realizado no primeiro semestre do ano passado. O resultado final da seleção foi divulgado no dia 5 de outubro. O governo federal ainda não informou quando convocará novos candidatos aprovados.

Trabalho

Os candidatos aprovados no concurso para auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem até hoje para remeter os documentos exigidos para o MTE, via Sedex ou Aviso de Recebimento. A correspondência deve ser entregue com uma ficha preenchida, onde o selecionado deverá indicar sua preferência pela localidade de lotação, levando em conta aquelas que fazem parte do grupo para o qual o candidato foi classificado. O modelo foi divulgado no Anexo V do Edital.

Diego Abreu do Correio Braziliense