O SinpecPF oficiou hoje (25) a Direção-Geral da Polícia Federal para solicitar gestões para incluir os servidores administrativos do órgão entre os grupos prioritários dos programas de vacinação contra o Covid-19. O pedido está fundamentado na decisão do governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP) de inserir os policiais federais no programa estadual de vacinação a partir de abril.

Uma vez que diversos servidores administrativos seguem trabalhando com atendimento ao público neste período de pandemia, atuando diretamente (e in loco) no enfrentamento da pandemia em atividades como Controle Imigratório, Emissão de Passaportes e Fiscalização de Entrada de Produtos Químicos no país, o SinpecPF entende que os servidores administrativos também precisam ser imunizados.

Tal reconhecimento é especialmente oportuno dado o grande número de baixas sofridas até o momento pela categoria. Vale destacar que, em decorrência do menor poder aquisitivo da classe administrativa, muitos colegas não mais dispõem de planos de saúde privados. Desta forma, além do risco da exposição ao vírus em decorrência da necessidade de manter o atendimento à população, esses servidores e seus familiares se preocupam com a possibilidade de não encontrar sequer um leito na rede pública em caso de contaminação. “Não será justo caso apenas os policiais sejam imunizados”, avalia o presidente João Luis Rodrigues Nunes. “Nossa categoria não merece mais ser segregada. É uma questão literal de vida ou morte”, completa.