A história do SINPECPF se confunde com a trajetória do agente administrativo Walter Matos Leite. Desde a fundação do sindicato, Walter foi presença constante, com cadeira cativa como diretor-jurídico da entidade. Era ele o responsável pela “pesca” de teses em debate no judiciário que ajudavam a formular ações de interesse dos servidores do PECPF, bem como pela análise inicial das demandas encaminhadas pelos sindicalizados.

De perfil tímido, Walter nunca buscou os holofotes em sua atuação. Embora sempre estivesse à frente das principais manifestações organizadas pelo SINPECPF, o “Waltinho” preferia atuar nos bastidores, o que não impediu que sua imagem ficasse diretamente associada à do próprio sindicato. Para comprovar a tese, basta caminhar alguns metros ao lado de Walter pelos corredores das dependências do Departamento de Polícia Federal. Em poucos passos, será possível vê-lo respondendo a diversos questionamentos dos colegas acerca de como proceder nas mais variadas demandas judiciais, trabalhando como um verdadeiro “sindicato itinerante”.

A paciência de Walter, somada ao volume de conhecimento jurídico que ele possui – mesmo sem nunca ter tomado assento em faculdade de direito – fez com que ele se tornasse consultor informal dos colegas mesmo em assuntos que não diziam respeito à vida funcional. São testemunhas disso os funcionários do sindicato, que não têm como precisar quantas vezes atenderam a ligações de colegas que procuravam os conselhos do diretor jurídico, isso dia após dia.

Por tudo isso, o SINPECPF lamenta a decisão do colega Walter de se afastar do posto que com tanta competência ele ocupou durante todos esses anos. Infelizmente, a vida segue por caminhos imprevisíveis, e Walter considerou que deveria deixar o sindicato para se dedicar à concretização de projetos pessoais. Desde já desejamos boa sorte ao nosso eterno companheiro de lutas em suas novas empreitadas.

Aproveitamos a oportunidade para assegurar nosso empenho para que a função de diretor jurídico seja ocupada por alguém tão atuante e comprometido quanto Walter foi, de modo a permitir que os direitos dos filiados do SINPECPF estejam bem assistidos.