Das 27 cadeiras em disputa no Senado, apenas sete serão ocupadas por senadores reeleitos. A próxima legislatura no Senado será marcada pela ausência de pelo menos vinte do atuais integrantes da Casa, que concluem seus mandatos. As eleições para cargos no Executivo também podem afastar outros senadores, que têm mandato até 2011.

Na condição de candidata à Presidência da República pelo PSOL, a senadora Heloísa Helena (AL) compõe o grupo de dez senadores que trocou a reeleição por disputas a cargos executivos ou a mandatos eletivos na Câmara dos Deputados e Assembléias Legislativas. A disputa ao governo federal também atraiu o senador José Jorge (PFL-PE), vice na chapa formada por seu partido com o PSDB, encabeçada por Geraldo Alckmin, que concorre no segundo turno.

Maguito Vilela (PMDB) está entre os que optaram por disputas para cargos executivos na esfera estadual. Ele disputa o governo de Goiás em segundo turno, assim como o senador João Alberto Souza (PMDB), candidato a vice-governador do Maranhão. Quem também abdicou da tentativa de se reeleger foi Antero Paes de Barros (PSDB), derrotado na disputa ao governo do Mato Grosso. Da mesma forma, o senador Amir Lando (PMDB) optou por concorrer ao comando do governo de Rondônia, mas perdeu a disputa.

Dois senadores conquistaram mandatos na Câmara dos Deputados: Aelton Freitas (PL-MG), que havia chegado ao Senado como suplente do vice-presidente José Alencar, e Alberto Silva (PMDB-PI). Dois senadores tucanos optaram, sem êxito, por disputar mandatos em Assembléias Legislativas: Luiz Pontes (CE) e Juvêncio da Fonseca (MS). Seus nomes estão fora da relação preliminar de eleitos divulgada pela Justiça Eleitoral dos respectivos estados.

Já entre os senadores que não obtiveram êxito na tentativa de reeleição encontra-se o governista Fernando Bezerra (PTB-RN), líder do governo no Congresso, que perdeu a vaga do Rio Grande do Norte para Rosalba Ciarlini, do PFL. O senador Gilberto Mestrinho (PMDB), que já estava na Casa há dois mandatos, também não foi reeleito. Ele perdeu a disputa no Amazonas para o ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, candidato do PL. Também foram derrotados os peemedebistas candidatos à reeleição Ney Suassuna, na Paraíba, e Luiz Otávio, no Pará.

Contando prejuízo para a oposição, Rodolpho Tourinho (PFL) não retorna ao Senado, vencido na disputa na Bahia pelo ex-governador do estado João Durval (PDT).Outro oposicionista que tentou a reeleição, sem sucesso, foi Eduardo Siqueira Campos (PSDB), vencido pela pefelista Kátia Abreu no Tocantins.

Outros quatro senadores optaram por suspender, ao menos temporariamente, a vida parlamentar. Nessa situação está o senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), que preferiu ficar sem mandato para concentrar-se no comando da presidência nacional do PFL. No mesmo caminho de Bornhausen, também abdicaram de participação no processo eleitoral, para quaisquer cargos, os senadores Valmir Amaral (PTB-DF), que assumiu como suplente do senador cassado Luiz Estevão; João Batista Motta (PSDB-ES), que assumiu como suplente do governador Paulo Hartung, reeleito agora governador do Espírito Santo; e o carioca Roberto Saturnino (PT-RJ), de longa trajetória na vida política brasileira, cuja vaga será ocupada pelo atual deputado federal Francisco Dornelles (PFL).

Executivo

Dois senadores com mandato até 2011 já foram eleitos no primeiro turno e deixam suas vagas no Senado para seus suplentes, pertencentes aos mesmos partidos dos titulares. O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB) foi eleito em primeiro turno governador de Alagoas, deixando quatro anos de mandato para João Tenório, também do PSDB. Também eleito no primeiro turno vice-governador do Distrito Federal, o senador Paulo Octávio (PFL) passa seu mandato para o pefelista Adelmir Santana.

Outros sete senadores disputam governos estaduais no segundo turno. Apenas o suplente de Sérgio Cabral (PMDB) – que disputa o governo do Rio de Janeiro -, Régis Fichtner, é do mesmo partido do titular.

Na Paraíba, a vaga do senador José Maranhão (PMDB), licenciado para a disputa do governo do estado, já é ocupada pelo suplente, senador Roberto Cavalcanti (PRB). Também candidato a vice-governador, em Santa Catarina, o senador Leonel Pavan (PSDB) tem o deputado Neuto de Conto (PMDB) como suplente.

O suplente da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), candidata a governadora em seu estado, é José Nery, do PSOL. Já a senadora Roseana Sarney (PFL-MA), caso se eleja governadora, passa o mandato a Mauro Fecury, do PMDB. Da mesma forma, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), se ganhar o governo do Rio Grande do Norte, entrega sua cadeira a João Faustino, do PSDB. Disputando o governo do Paraná, o senador Osmar Dias (PDT), caso eleito, passa a vaga para Gomes Carvalho, filiado ao PTB.

Gorette Brandão / Repórter da Agência Senado