A saída do ministro Marcio Thomaz Bastos do Ministério da Justiça já está praticamente concretizada. Só resta saber quando vai ocorrer e quem vai ocupar o seu lugar. Na semana passada, inclusive, surgiram vários rumores que ele deixaria o Ministério antes mesmo do fim do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os boatos, no entanto, não foram confirmados. Nos bastidores, advogados paulistas comentam que o ministro já estaria fazendo uma reforma em um luxuoso escritório na avenida Faria Lima, um dos metros quadrados mais caros da Capital. “O escritório já está quase pronto”, afirma um advogado.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, é o nome mais cotado para o cargo. Advogados dizem, no entanto, que a escolha é polêmica porque Jobim estaria entre os desafetos dos delegados da Polícia Federal. Outro nome cogitado e que seria, inclusive, a indicação de Thomaz Bastos é o advogado criminalista Alberto Zacharias Toron.

Bastos foi o primeiro integrante do primeiro escalão do governo Lula a anunciar que não permaneceria na equipe no segundo mandato do presidente reeleito. O ministro anunciou sua decisão de deixar o governo logo após a reeleição de Lula.

Gilmara Santos

Gazeta Mercantil