Mais uma barreira discriminatória existente na Polícia Federal acaba de ruir. Em despacho encaminhado para a Direção de Administração e Logística Policial (DLOG) na última quarta-feira (27), o diretor-geral, Leandro Daiello Coimbra, pede que o órgão tome providências para permitir que os servidores administrativos passem a ostentar o emblema da instituição em documentos identificatórios – como a carteira funcional, que atualmente não apresenta o símbolo da instituição.

O despacho atende ao pedido feito pelo SINPECPF no Ofício nº. 282/2010. No referido documento, o sindicato argumenta que a proibição feita ao servidor administrativo de utilizar o emblema do órgão tem cunho eminentemente discriminatório, além de ferir pressupostos legais.

“Entendimento contrário seria o mesmo que admitir situação absurda: que os servidores do Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal não fazem parte do órgão, e que, por consequente, não reconhecem os valores que embasam a instituição, nem tampouco são dignos de ostentar a bandeira, o emblema, o hino do DPF, o juramento, os preceitos éticos e a oração do Policial Federal.”

Com isso, a DLOG irá agora proceder na elaboração de Instrução Normativa que regulamentará a utilização do emblema pelos servidores do Plano Especial de Cargos.

Desta forma, os servidores administrativos dão mais um importante passo rumo ao reconhecimento como parte valiosa da Polícia Federal. O SINPECPF comemora a decisão tomada pela Direção-Geral, gesto simples, que demonstra a importância de não haver tratamento diferenciado entre servidores do mesmo órgão.