O SinpecPF se reuniu com o diretor da Academia Nacional de Polícia (ANP), José Rita Martins Lara, na última quinta-feira (14) para cobrar a ampliação da oferta de cursos de capacitação voltados para a carreira administrativa.

Como a própria Polícia Federal exige da categoria uma carga mínima de capacitação anual — sob pena de redução do salário, o que não ocorre com os policiais —, o sindicato entende que o órgão deveria empreender esforço equivalente para capacitar a classe administrativa, algo que não ocorre na prática.

Para exemplificar a tese, o sindicato apontou a recente celebração de acordo de colaboração técnica entre a Polícia Federal e a Universidade Federal de Santa Catarina para realização conjunta de Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação. Como a ementa do curso é voltada para a investigação criminal e a produção de provas, apenas policiais poderão pleitear as vagas oferecidas.

“Entendemos que a área policial precisa ser constantemente fortalecida e modernizada. Logo, não nos aborrece que a PF invista em parcerias do tipo”, pontuou o diretor-jurídico do SinpecPF, Cícero Radimarque. “O que nos aflige é não vermos iniciativas parecidas para a carreira administrativa”, concluiu.

Em resposta às cobranças do sindicato, o diretor da ANP afirmou que a PF já trabalha em cursos próprios para a categoria administrativa. De acordo com Lara, a primeira iniciativa será uma pós-graduação voltada para a área de recursos humanos, com foco em gestão de pessoas em organizações de segurança pública. Também participando da reunião, a Corec chegou a fazer uma rápida apresentação sobre o referido curso. O plano é que ele seja oferecido pela própria ANP, com parte do conteúdo sendo ministrado de forma presencial.

Para ajudar a definir as próximas iniciativas, o diretor pediu a colaboração do sindicato, mediante a consulta da categoria administrativa. “Gostaríamos de ouvir a opinião da classe para focar em cursos mais atrativos”, justificou o diretor.

Se você tem alguma sugestão de curso de especialização, encaminhe ao sindicato pelo e-mail comunicacao@sinpecpf.org.br