Diversos colegas procuraram o SINPECPF nos últimos dias para questionar o porquê de as contribuições relativas aos planos da GEAP não terem sido automaticamente descontadas em folha nos últimos pagamentos. O sindicato procurou o Serviço de Assistência e Benefícios para entender o que está havendo e explicar aos colegas como proceder.

De acordo com a GEAP, mudanças técnicas no sistema do Serpro estariam por trás dos problemas. Na verdade, a questão está ligada também ao reajuste abusivo imposto pela GEAP. O aumento extrapolou a margem de consignação de diversos servidores, fazendo com que parte da contribuição, ou mesmo toda ela, não fossem descontadas em folha.

Para contornar a situação, a GEAP emitiu boletos para os servidores que não tiveram as contribuições descontadas automaticamente. Tais títulos foram enviados por correspondência para os domicílios dos beneficiários dos planos. Quem por acaso não os tiver recebido pode imprimi-los na Área do Beneficiário do site da GEAP (www.geap.com.br), com CPF, senha, clicando no link 2ª via TCB. Segunda a operadora, os problemas serão solucionados em março, e a cobrança em folha será normalizada. Quem não teve o desconto em folha deve pagar o boleto.

Os colegas que receberam ou geraram os boletos deverão atentar para os valores cobrados, pois poderão constar débitos relativos a procedimentos médicos realizados pelo servidor (os chamados “descontos de participação”). Casos haja alguma dúvida em relação a essas cobranças, o sindicato recomenda ao servidor pedir um extrato de gastos junto à GEAP para conferir todos os lançamentos, verificando se os procedimentos cobrados foram de fato realizados.

Em caso de dúvidas, o servidor pode entrar em contato com o Serviço de Assistência e Benefícios da Polícia Federal ou com a Central de Atendimento da GEAP pelo fone 0800-728-8300.

Vale destacar que o SINPECPF já ingressou com ação judicial para suspender o aumento abusivo da GEAP.