A Polícia Federal iniciou nesta manhã uma operação para prender uma quadrilha de hackers que agia nos Estados do Pará, São Paulo, Piauí, Goiás e Maranhão. Somente no Pará, 25 pessoas já foram presas, de acordo com o Globo Notícia.

A PF deve cumprir 51 mandados de busca e apreensão e 46 de prisão. Ao todo 215 policiais federais participam da operação, denominada Control+Alt+Del. Os acusados estariam envolvidos com o roubo de senhas bancárias através da Internet.

Segundo a Polícia Federal, os integrantes da quadrilha utilizavam a técnica do “Phishing” para roubar a senha de usuários de banco online. Eles enviam vários e-mails (spam) que simulam mensagens de órgãos federais e de bancos, induzindo os usuários a acessarem sites falsos, onde são capturados dados bancários como números de contas e senhas. Com as informações, são realizadas transferências de valores para conta de laranjas e pagamentos de contas diversas.

Os presos durante a operação serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, interceptação telemática ilegal e lavagem de dinheiro.

Redação Terra