MANAUS/AM – Uma equipe da Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) encaminhou à Delegacia de Segurança Institucional (Delinst) da Polícia Federal 8000 folhetos impressos em formato jornal, denominado “A Verdade”. O folheto apresentava uma espécie de colagem de várias matérias de jornais de circulação no Amazonas, cujo teor eram escândalos e denúncias de corrupção, além de textos criticando o governador do Estado.

O material era irregular por estar sem CNPJ, sem indicação da gráfica onde foi impresso e sem assinatura de jornalista responsável, valendo-se do anonimato. As investigações serão no sentido de descobrir a autoria do folheto e a gráfica que o imprimiu. Segundo o titular da Delinst, delegado Wesley Aguiar, em tese, a acusação que pesa é de calúnia e difamação em propaganda eleitoral, de acordo com os artigos 324 e 325 do Código Eleitoral.

O material apreendido será devolvido ao TRE, e instaurado inquérito na PF, que deve ouvir testemunhas sobre o caso. O material foi encontrado no bairro de Pres. Vargas (Matinha), em uma residência alugada, onde funciona o comitê de campanha de candidato a deputado estadual do PV.

Comunicação Social – Superintendência da PF no Amazonas