Dados obtidos com a quebra do sigilo telefônico dos envolvidos na operação de compra do dossiê Vedoin complicam a situação do presidente licenciado do PT, Ricardo Berzoini. Apontado como um dos “aloprados” que tentaram comprar o material contra políticos do PSDB, Oswaldo Bargas procurou insistentemente por Berzoini, então coordenador da campanha da reeleição, em dois dias decisivos da operação: 12 e 13 de setembro.

Nessas duas datas, Bargas estava em Cuiabá, onde acompanhou a entrevista que Darci e Luiz Antônio Vedoin deram à revista Istoé. Na ocasião, os empresários apresentaram acusações de irregularidades na gestão tucana no Ministério da Saúde.

A quebra dos sigilos mostra que, de 11 a 14 de setembro, os dois celulares atribuídos a Bargas fizeram 16 ligações para números que Berzoini forneceu à Polícia Federal. Em outros três casos, há ligações do comitê de campanha do deputado, em São Paulo, para um dos celulares do ex-secretário do Trabalho. Valdebran Padilha e Gedimar Passos foram presos no dia 15, em São Paulo, com os R$ 1,75 milhão que comprariam o dossiê.

Sabe-se também que em 6 de setembro o ex-secretário do Trabalho consultou um jornalista da revista Época a respeito do interesse em publicar denúncia contra políticos de renome. Nesse dia há quatro ligações dos celulares dele para os de Berzoini.

Integrantes da CPI dos Sanguessugas estranham o fato de que, no inquérito da PF que investiga o caso, não há indicação de que o delegado Diógenes Curado tenha requisitado a lista de ligações feitas por Bargas e Expedito dos telefones do hotel em que se hospedaram em Cuiabá.

O cruzamento dos telefones de Berzoini com os sigilos também mostrou que a Caso Sistemas de Segurança Ltda., pertencente a Simone Godoy, mulher do ex-segurança de Lula Freud Godoy, manteve intensa comunicação com o escritório do presidente licenciado do PT. Segundo os advogados de Freud, os telefonemas são decorrentes do contrato de prestação de serviços de segurança da Caso ao comitê do deputado. Berzoini e Bargas não foram localizados.

Correio Braziliense