O trabalho de Mapeamento das Doenças Ocupacionais dos Servidores da Polícia Federal, desenvolvido por equipe de profissionais do Simed/DF, foi selecionado para apresentação no II Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor, evento realizado em Brasília-DF entre os dias 3 e 6 de novembro.

O mapeamento – que já conquistou o Prêmio Plínio Brasil Milano, cedido pela ISMA (International Stress Management Association), principal organização internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo – teve como objetivo relacionar as principais doenças que afetam a saúde física, mental e as relações sociais dos servidores policiais da Polícia Federal. Para tanto, a equipe desenvolveu uma série de questionários semi-abertos, aplicados a 860 servidores entre os anos de 2007 e 2009, que foram combinados com a análise teórica da saúde relacionada ao ambiente institucional.

A apresentação do painel ocorreu na tarde da última quarta-feira (4), e foi feita pela enfermeira Cristina Silva de Matos. No evento, Cristina pode responder questionamentos dos presentes sobre a metodologia de trabalho e as dificuldades encontrados no projeto. Para Cristina, a exposição do painel coroa os esforços da equipe, mostrando que os resultados obtidos na pesquisa podem proporcionar grandes avanços nos projetos de incentivo à saúde desenvolvidos pela Polícia Federal.

Além de Cristina de Matos, participaram do projeto pelos odontólogos André Luis de Almeida Santos e Cristina Tala de Souza, os assistentes sociais Angélica Duarte de Aguiar e Jovane Belarmino Cordeiro, e as psicólogas Karina Yuri Yamaguchi e Maura Montalvão, todos servidores do DPF/DF.

O SINPECPF parabeniza estes profissionais pelo excelente trabalho e pelo reconhecimento que ele tem obtido fora da Polícia Federal. É mais uma prova da grande importância que os servidores do PECPF possuem para o órgão.