Ao contrário do ex-ministro da justiça Tarso Genro, hoje candidato ao governo do Rio Grande do Sul, os servidores do PECPF honram suas promessas. Tanto que, na última quinta-feira (24), conforme prometido, as ruas da Esquina Democrática de Porto Alegre – RS foram tomadas por uma massa de servidores insatisfeitos com as promessas não cumpridas de reestruturação do PECPF. Colegas gaúchos, paranaenses e catarinenses protestaram unidos, visando mostrar à sociedade os problemas que a PF enfrenta e que o governo tenta esconder.

A manifestação começou por volta da 10h00, sob sol forte que amenizou o frio do rigoroso inverno gaúcho. Munidos de panfletos e folders explicativos, os servidores do PECPF abordavam os transeuntes, explicando que a realidade interna da PF é bem diferente daquela mostrada hoje pelos telejornais. “A imagem de órgão bem estruturado, verdadeiro modelo de gestão pública, não condiz com a verdade!”, deixavam claro. “A ideia de que a Polícia Federal é o FBI brasileiro não passa de ficção!”.

O desvio de função de policiais e a terceirização irregular praticados hoje na Polícia Federal foram duramente atacados pelos manifestantes. As informações sobre essas práticas impressionaram a vereadora porto alegrense Fernanda Melchionna, que compareceu à manifestação do SINPECPF representando a deputada Luciana Genro (PSOL/RS), filha de Tarso Genro. “Isso é realmente absurdo. A Polícia Federal não pode continuar assim!”. Para Melchionna, o avanço do crack em Porto Alegre, destruindo vidas e corroendo famílias –  problema compartilhado por outras grandes cidades –, pode estar relacionado com o desvio de função de policiais. “Se o policial deixa de combater o crime organizado para exercer atividade administrativa, a luta contra o tráfico de drogas fica comprometida”, ponderou.

O ex-ministro Tarso Genro também foi duramente criticado pelos servidores do PECPF gaúcho. Na opinião deles, se ele realmente deseja se eleger governador, é melhor que lance candidatura em outro estado. “Talvez o Rio Grande do Norte”, como deixava clara a mensagem irônica disposta em uma das faixas criadas para a manifestação. Antes que os colegas potiguares protestem, o SINPECPF esclarece que o conteúdo da faixa era apenas uma brincadeira dos gaúchos com as pretensões eleitorais de Tarso Genro. “De forma alguma queremos que maus políticos governem o Rio Grande do Norte!”, enfatiza Leilane.

Na opinião da presidente do SINPECPF, Leilane Ribeiro de Oliveira, o PECPF poderia estar hoje reestruturado caso Tarso realmente estivesse comprometido com a segurança pública. “Se Tarso tivesse realmente se empenhado, a situação do PECPF já estaria solucionada. Porém, ele preferiu fechar os olhos, sendo conivente com os desvios de função e com a terceirização irregular”, afirmou.

A vice-presidente do SINPECPF, Cleuza Menezes, concorda e vai além. Segundo ela, as promessas não cumpridas pelo ex-ministro não só colaboram com o sucateamento da estrutura da Polícia Federal, como envergonham o povo gaúcho. “Não podemos eleger alguém que não honra sua palavra. Espero que Tarso se dê conta disso e utilize seu prestígio para resolver a questão. Ainda há tempo!”, cobrou.

Para Leilane, a manifestação da Esquina Democrática foi um sucesso: “A categoria saiu fortalecida. O sindicato está contente com a grande participação dos colegas do Sul”, revelou. A presidente também enfatiza a grande participação popular no evento. “Diversas pessoas pararam para ouvir nossas denúncias. Cerca de quinhentas pessoas participaram, sendo que duzentas assinaram uma petição a favor da reestruturação. Essas pessoas irão repercutir os problemas enfrentados pela PF junto aos seus familiares e amigos, ampliando o alcance da mensagem divulgada por nossa categoria”. Ainda segundo a presidente, os bons resultados apresentados na manifestação de Porto Alegre devem servir como incentivo para que a mobilização continue forte nos demais estados. “Espero que as próximas manifestações sejam ainda maiores!”, confessou.