Devido ao grande número de boatos e incertezas originados pela notícia de que a diretoria da Polícia Federal planeja promover ampla reestruturação no órgão, o SinpecPF vem aqui esclarecer o que está sendo feito para que as demandas da categoria administrativa sejam atendidas no processo.

Em primeiro lugar, reiteramos que o SinpecPF participou da reunião da última terça-feira (16) na qual o Diretor-Geral Fernando Segóvia, acompanhado de outros membros do alto escalão do órgão, apresentou as propostas preliminares em relação ao tema. O material é fruto de estudos liderados pelo delegado Delano Cerqueira Bunn à época em que esse esteve à frente da Coordenação de Recursos Humanos da Polícia Federal, no período compreendido entre 2013 e 2016.

Esses estudos foram repassados pela Polícia Federal ao sindicato, que já trabalha em alterações. O objetivo é assegurar que demandas históricas da categoria sejam enfim solucionadas. No momento, os textos encaminhados pela PF foram submetidos aos representantes estaduais para que eles possam apresentar sugestões de alteração. A intenção que uma contraproposta seja consolidada já na próxima semana, texto esse que será submetido à apreciação da categoria em Assembleia Geral Extraordinária. A votação deverá ser convocada após a segunda rodada de debates com a Direção-Geral, prevista para a próxima quinta-feira (25).

Uma das propostas defendidas pela PF é a criação de um novo cargo policial de nível médio, que ficaria responsável por atividades ostensivas de baixa complexidade. Para o SinpecPF, é fundamental que as atribuições desse eventual novo cargo não se choquem com as da carreira administrativa, inclusive na área de fiscalização e controle. Do contrário, a criação do novo cargo apenas acirraria os problemas existentes hoje.

Em virtude da importância que o tema possui, solicitamos a todos que fiquem atentos às publicações do site e das redes sociais. Divulgaremos nesses veículos todos os detalhes relativos à negociação. Queremos que o debate seja amplo e democrático, sem esquecer a prudência e discrição que o tema pede.