O projeto de reestruturação da carreira administrativa da Polícia Federal foi finalmente encaminhado ao Ministério da Justiça nesta segunda-feira (24). A proposta foi construída pela Direção-Geral da Polícia Federal com base no projeto de reestruturação da carreira administrativa da AGU e em sugestões encaminhadas pelo SinpecPF.

O novo projeto prevê a criação das carreiras de Analista e de Técnico da Polícia Federal, com o enquadramento dos atuais servidores administrativos, mantidas as atribuições. Nos casos em que o enquadramento não for possível, os servidores também serão vinculados ao novo plano de carreira, mas em cargos de nível superior, intermediário e auxiliar, preservadas as denominações atuais.

A matéria também regulamenta a participação dos servidores administrativos em atividades de fiscalização e de controle, mediante a definição em lei das atribuições da categoria.

Como a proposta é de autoria da Direção-Geral, há alguns pontos considerados controversos, os quais serão trabalhados agora no Ministério da Justiça, com participação da categoria.

Embora o projeto tenha sido encaminhado ao Ministério da Justiça, o sindicato IRÁ MANTER A ASSEMBLEIA CONVOCADA PARA O DIA 2 DE AGOSTO. “Avançamos uma etapa, mas ainda há um longo caminho pela frente. Temos que definir nossa estratégia para pressionar o MJ e o governo como um todo”, pontua o presidente Éder Fernando da Silva.