presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende anunciar o novo ministério e as medidas para alavancar a economia até o Natal, dias após garantir o apoio da maioria do PMDB – que pleiteia cinco pastas no segundo mandato do petista

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, com base no relato de auxiliares diretos, Lula vai intensificar as conversas sobre a distribuição de cargos no primeiro escalão a partir desta semana. Publicamente, Lula tem dito que poderá fazer a reforma ministerial até fevereiro, mas teria desistido de estender o prazo para não começar o governo de “cara velha” e prejudicar a costura de apoios.

Para hoje, Lula tem agendadas reuniões com dirigentes do PSB e do PC do B para tratar da distribuição de cargos e o pacote de medidas para desonerar a economia e garantir a sonhada taxa de crescimento de 5% do PIB a partir de 2007. O PSB, hoje, tem os ministérios da Integração Nacional (cobiçado pelo PMDB) e da Ciência e Tecnologia. Já o PC do B tem a pasta dos Esportes e a presidência da Câmara, com Aldo Rebelo (SP), e pressiona o governo para apoiar a reeleição de Rebelo.

Redação Terra