Reciclar, segundo o Dicionário Michaelis, é “aproveitar produtos manufaturados após o seu descarte, para a fabricação de novos”. A definição é precisa, mas insuficiente para descrever o trabalho do colega José Pereira de Araújo Neto, que utiliza peças antigas de carros e motos para fazer arte na forma das mais diversas esculturas.

Araújo ocupa cargo de motorista na Superintendência Regional do Ceará, mas a intimidade com os automóveis vem desde antes do ingresso no serviço público. Mais jovem, ele trabalhou em uma oficina mecânica, local mais que propício para dar vazão ao seu antigo desejo de criar e construir usando o que tivesse em mãos. “Desde menino eu me imaginava trabalhando com fundição e criando esculturas de carrinhos. Mas foi na oficina que ganhei as peças e o conhecimento necessário para começar a criar”, recorda o servidor.

Trabalhando há 28 anos na Polícia Federal, Araújo já é reconhecido por suas criações. Tanto que em sua última viagem a serviço, ganhou uma missão paralela para lá de especial: criar uma escultura do Padre Cícero para a delegacia de Juazeiro do Norte – CE.

A obra, novamente feita com peças velhas de carros e motos, foi concluída após 30 dias de trabalho. Com mais de três metros de altura, tornou-se a maior escultura já criada pelo artista, além de um atrativo turístico para a população da cidade.

A originalidade do trabalho atraiu a atenção da imprensa, transformando Araújo em objeto de pauta de reportagem do CE-TV da Rede Globo:

Outra obra bastante conhecida do colega Araújo está exposta na Academia Nacional de Polícia (ANP): um policial estilizado, que já rendeu inúmeros cliques em fotos e selfies.

Para o SINPECPF, é sempre um prazer divulgar o talento de nossa categoria. Competentes no trabalho é fora do trabalho, os administrativos são motivo de orgulho para todos nós e lutamos para que também seja assim para toda a Polícia Federal!

Dia: Mes: Ano: Incluir