Quem nunca pensou em escrever um livro de memórias e contar todos aqueles “causos” que fazem a alegria brotar nas reuniões de família? A colega Josabete Santos Barbosa, agente de vigilância lotada na Superintendência Regional do Ceará, pensou e foi além: em companhia de outros familiares, ela lançou no último dia 26 o livro “Histórias de uns Curumins – Para Rir, Chorar e Guardar”, que narra a trajetória da família Marinho dos Santos.

São mais de 160 páginas, nas quais cada autor se encarrega de trazer à tona uma memória específica da família. As produções se dividem entre os mais variados gêneros literários. Há histórias para todos os gostos, de crônicas a contos, em prosa e em verso.

Josabete, carinhosamente chamada de “Beta”, nas histórias do livro, é autora da crônica “Foi sem querer”, na qual ela recorda uma história de sua infância passada no final da década de 70, quando ela morava em uma casa grande no interior do estado, quase um sítio. “Havia muitos bichos”, recorda a autora. “Quando tinha doze anos, um ‘preá’ (espécie de porquinho-da-Índia) adoeceu e tentei curá-lo na base do carinho. Não deu muito certo!”, revela a autora com muito bom humor.

“Foi sem querer” é a primeira incursão de Josabete na literatura. “Sempre gostei de ler, mas o verdadeiro escritor da família é meu irmão Josafá, que foi nosso incentivador”, explica a colega, que diz ter gostado da experiência de escrever em conjunto com os familiares. “Ler o livro pronto foi uma alegria só!”, conta entusiasmada.

Entre crônicas, poesias e contos, o livro também resgata a história do Nordeste, em especial do Ceará, desde o início dos anos 20 até os dias atuais. Entre as páginas, há fotos antigas, de uma época saudosa na qual “se tirava retrato” e se escrevia diários e cartas do próprio punho.

“Histórias de uns Curumins – Para Rir, Chorar e Guardar” não está a venda. “Não era essa a intenção. O que realmente queríamos era deixar registradas as memórias da família”, explica Josabete. Uma cópia da publicação está disponível na biblioteca do espaço conveniência da Superintendência Regional do Ceará.