Atenção colegas aposentados: alguns filiados entraram em contato com o sindicato para informar que a segunda parcela da incorporação da gratificação de desempenho (GDATPF) não aparece na prévia do contracheque de janeiro (pago em fevereiro), contrariando acordo firmado entre governo e sindicato sobre a questão.

Em contato com a Divisão de Pagamento da Polícia Federal, o sindicato apurou que, devido a um erro no sistema, os valores realmente não foram repassados para parte dos beneficiários. De acordo com o órgão, a situação será normalizada em fevereiro, com os pagamentos devidos.

Vale lembrar que a incorporação alcança os servidores que se aposentaram ou irão se aposentar de acordo com as regras contidas nos artigos 3º, 6º e 6º-A da Emenda Constitucional nº 41 de 2003 e/ou do artigo 3º da Emenda Constitucional nº. 47 de 2005. Outras exigências impostas pelo Ministério do Planeamento são a assinatura de termo de opção concordando com a incorporação (clique aqui para saber mais) e a avaliação de desempenho por, no mínimo, 60 meses (cinco anos).

Assim, o benefício só atinge quem se aposentou após julho de 2007, data em que o primeiro ciclo de avaliação da GDATA completou cinco anos (o SinpecPF já ingressou com ação judicial para estender o benefício aos demais servidores, clique aqui para saber mais sobre essa ação).

Hoje, os aposentados recebem apenas 50% do valor da gratificação. Com a implementação das parcelas, os percentuais passarão a ser de 67% a partir do próximo mês; 84%, em janeiro 2018; e integralização (100%), em janeiro de 2019.