Cinco dias para conscientizar os servidores da Polícia Federal lotados no Distrito Federal sobre a importância em estar atento à própria saúde. Esse era o objetivo por trás da I Semana Integrada de Saúde, promovida pela Superintendência Regional do DF em parceria com as entidades de classe do órgão. A tarefa não era fácil, mas o evento encerrou suas atividades apresentando saldo positivo, com atendimentos diversos para um grupo de aproximadamente 800 pessoas.

O agente administrativo Almir Silva dos Santos foi um dos servidores que reservaram um horário na agenda para cuidar da saúde pessoal. “Vim conferir como andam meu colesterol e minha glicose”, ele revela à reportagem do SINPECPF. Na opinião dele, iniciativas como a Semana Integrada serão sempre muito bem vindas entre os profissionais da Polícia Federal. “Não é todo dia que temos oportunidade de zelar da saúde assim, tão pertinho”, enfatiza.

Além de exames rotineiros como os de glicose e colesterol, o evento ofereceu atendimentos aos quais boa parte dos servidores não está habituada. É o caso da avaliação auditiva realizada pelo Centro Auditivo Telex. Na fila para o atendimento, não eram poucos os que confessavam jamais ter feito um exame do tipo. A própria presidente do SINPECPF, Leilane Ribeiro de Oliveira, integrava este grupo. “É ótimo ter acesso a todo esse cuidado no órgão em que você trabalha. É um incentivo para que passemos a cuidar melhor de nós mesmos”, avaliou.

O caráter preventivo do evento foi reforçado pelo posto de vacinação itinerante, pela qual os servidores puderam se imunizar contra doenças como Hepatite B, Febre Amarela, H1N1 e Tríplice Viral.

Programação diversificada

Ao concluírem suas baterias de exames, os servidores podiam conferir palestras sobre os mais variados temas ligados a saúde. Diversos especialistas abordaram assuntos diretamente ligados à vida e à saúde de todos, como prestação de primeiros socorros, cuidados com a visão, enfrentamento de traumas na relação entre pais e filhos, equilíbrio entre mente e corpo, prevenção de câncer e cuidados específicos para a saúde de homens e mulheres.


Foto: Diref

A solidariedade também marcou presença no evento. Na quarta-feira (25), o Hemocentro deslocou uma Unidade Móvel ao pátio do Instituto Nacional de Criminalística (INC) para incentivar os profissionais da Polícia Federal a adotar um importante hábito de saúde pública: a doação de sangue. O apelo foi prontamente atendido, com volume de adesão que surpreendeu até mesmo o enfermeiro Leonardo Reis, chefe da Unidade.

Já na quinta-feira (26), o centro de testagem itinerante “Quero saber” ofereceu exames rápidos para HIV. Os resultados eram entregues em aproximadamente 20 minutos, sempre acompanhados de orientações sobre a prevenção da Aids.

 Benefícios para a saúde no órgão

Para a psicóloga Ana Flávia Borges Moreira, a proximidade proporcionada pelo evento não é positiva apenas para os servidores que receberam atendimento. Segundo ela, os profissionais de saúde do órgão também foram beneficiados. “É uma forma de fazermos o servidor prestar atenção às questões de saúde, reforçando a importância da prevenção”, pondera. De posse de uma série de questionários aplicados junto aos servidores, ela revelou que é preciso avaliar não só a saúde do servidor, mas também a saúde do próprio ambiente de trabalho ao qual ele está exposto. “Esperamos que estes dados nos auxiliem a desenvolver ações pela melhoria da saúde institucional”, completa.

Na opinião da superintendente regional do DF, Mara Toledo de Sant’anna, o sucesso do evento está diretamente ligado à participação dos servidores. “Já vimos que fórmula de parceria com as entidades de classe funciona. Precisamos agora viabilizar novas Semanas Integradas, dando periodicidade ao evento”, revelou. A Superintendente também destacou o empenho dos servidores da área de saúde, que estiveram 100% engajados no sucesso da empreitada. “O DF é privilegiado por contar com um grande número de profissionais da área de saúde, todos altamente gabaritados. Espero que o sucesso de nossa iniciativa incentive ações parecidas nos demais estados”, afirmou.

 Encerramento

Na sexta-feira (27), os servidores participaram da Caminhada da Saúde, percorrendo as dependências da Superintendência Regional e das demais unidades situadas no Setor Policial Sul. Durante a atividade, o presidente da Diref, João Antunes, agradeceu o apoio do SINPECPF na realização da Semana Integrada. Leilane também discursou, enfatizando a participação maciça do PECPF nas atividades promovidas no evento. “É a prova de que o servidor administrativo se preocupa com sua saúde”, afirmou. Para a presidente, o fato de os servidores administrativos terem marcado presença no evento atesta que a decisão da direção-geral de estender a prática de atividade física ao PECPF foi acertada.

À tarde, uma apresentação especial do Coral da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) no auditório do INC seguida de um coquetel comemorativo em homenagem pelo aniversário da Diref marcaram o encerramento das atividades. Para o SINPECPF, a I Semana Integrada de Saúde foi um grande sucesso, e a Polícia Federal deve continuar apoiando iniciativas como essa, que colocam o bem estar do servidor em primeiro lugar.