A decisão de parar de fumar traz diversos benefícios à saúde, mas nem sempre é fácil evitar recaídas e muitas vezes o suporte de medicamentos de alto custo é necessário. Para incentivar que seus beneficiários tabagistas abandonem o cigarro e adotem hábitos mais saudáveis, a Geap Autogestão em Saúde incorporou remédios para a cura da dependência em nicotina à lista do Programa de Auxílio Financeiro para Aquisição de Medicamentos Especiais.

Os beneficiários dos planos Geap Saúde e Geap Família que quiserem parar de fumar ou estão em processo de desintoxicação do cigarro podem adquirir esses medicamentos especiais orais e solicitar reembolso de 50% do valor pago. O custeio foi implantado em julho de 2013 e faz parte da Política de Auxílios Financeiros, que visa facilitar os recursos disponíveis para a aquisição de medicamentos prescritos para o tratamento oral domiciliar e promover a melhoria da qualidade de vida e bem estar aos seus beneficiários.

Dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo Ministério da Saúde mostram que o índice de pessoas que fumam e usam produtos derivados do tabaco é 20,5% menor que o registrado há cinco anos. Em 2013, do total de adultos entrevistados, 14,7% afirmavam fumar. Em 2008, o índice era 18,5%. A pasta foi premiada na última quarta-feira (18) pelas ações brasileiras de controle do tabagismo. A Fundação Bloomberg, parceira da Organização Mundial da Saúde, apontou o Brasil como modelo a ser seguido por outras nações com políticas neste setor.

Programa de Auxílios Financeiros – Além das medicações contra o tabagismo, a Geap também reembolsa 50% do valor de cerca de 60 medicamentos de alto custo listados no Programa de Auxílio Financeiro, que são usados para o tratamento de doenças como: insuficiência renal crônica, neoplasia maligna (câncer), AIDS, transplante de órgãos, criptococose, hepatites, esquizofrenia, esclerose múltipla, doença de Alzheimer, artrite reumatoide, artrose, osteoporose, epilepsia e glaucoma.

Sobre a Geap Autogestão em Saúde – Há 69 anos cuidando da saúde dos servidores públicos federais ativos, aposentados e seus familiares, a Geap é uma das maiores operadoras em autogestão de planos de saúde do Brasil. Sólida e sem fins lucrativos, possui natureza solidária, onde o jovem e o idoso têm a mesma qualidade assistencial. Os planos Geap custam, em média, cerca de 40% menos que planos de mercado análogos, sendo essa diferença ainda maior para o público acima de 60 anos.