A técnica em contabilidade Etiana Duarte Brandão é vista com admiração e respeito pelos colegas da Superintendência Regional de Rondônia. Trabalhando há vinte e dois anos na Polícia Federal, Etiana já poderia ter se aposentado há pelo menos oito anos, mas segue dando o melhor de si com garra, presteza e dedicação. Ela é nossa “Servidora em Foco” da vez!

“Sei que teria perdas financeiras ao me aposentar, mas não é só por isso que continuo”, revela a colega. “Gosto do que faço e faço de coração”, conta, planejando deixar a instituição apenas com a aposentadoria compulsória. “Terão de me dar um pontapé para eu sair daqui”, brinca, calculando ter ainda dez anos de Polícia Federal pela frente.

Em cenário onde cada vez mais servidores reclamam do clima institucional e das condições de trabalho na Polícia Federal, a paixão pela instituição e o pensamento positivo de Etiana chegam a destoar. Ela conta que o segredo está em fazer o que gosta e saber se relacionar com os colegas de trabalho. “Tento ter aqui o mesmo clima que tenho em casa, afinal, a Polícia Federal é a minha segunda família”, observa, lamentando ver colegas que não possuem bom trato com os demais. “A boa convivência é o começo de tudo”.

Para Etiana, os problemas da Polícia Federal seriam mais facilmente solucionados se houvesse uma mudança no perfil das lideranças do órgão. “Deveríamos pregar mais união”, avalia, apontando um ponto curioso que ilustra como o órgão tem se tornado cada vez mais burocrático e automatizado: os aniversários. Segundo ela, antigamente era comum que os servidores se reunissem para celebrar os aniversários dos colegas com uma confraternização. Hoje em dia isso dificilmente ocorre, e a data fica lembrada apenas em uma postagem na Intranet. “Precisamos recuperar esse contato humano. Discordâncias são inevitáveis, mas têm de ser superadas”, observa.

 

Aniversário – 08/07/1953

Local de Nascimento: Porto Velho/RO

Signo: Câncer

Setor de lotação: Conformidade de Gestão

Onde trabalhava antes: Ministério de Agricultura

Música/cantor: Marisa Monte-Ainda Bem

Livro: Romance

Filme: O Vento Levou

Ídolo: Antônio Fagundes

Mensagem: “Filho, ouve a instrução de teu pai,
Não desprezes o encaminhamento de tua mãe.
Isso será, pois, um diadema de graça para a tua cabeça
e um colar para teu pescoço” (Provérbio).